A falta de ventilação adequada nos galpões pode causar diversos problemas como concentração de fumaça, mofo, mau cheiro e o que é pior: desconforto, crises alérgicas e problemas respiratórios.
Para evitar isso e garantir a salubridade nos ambientes de trabalho, existem normas como a NR-17, que determina a necessidade de proteger os trabalhadores de temperaturas e fluxos de ar prejudiciais à saúde.
Conheça, agora, os sistemas de ventilação mais adequados para os galpões.
Sistemas de ventilação forçada
São sistemas não espontâneos, ou seja, que precisam da ação de uma força para dispersar o ar quente ou contaminado — pode ser tanto a força eólica quanto a força elétrica.
Os ventiladores eólicos estão entre as soluções mais baratas. Instalados obrigatoriamente no ponto mais alto do telhado, eles dispersam o calor acumulado através da rotação das hélices pela ação do vento. Os ventiladores axiais de parede são os mais versáteis. Esse sistema de exaustão é ótimo para renovar o ar fresco e regular a temperatura interna de galpões
Sistemas de ventilação não-forçada
Renovam o ar ambiente através da exaustão espontânea. O fluxo de ar provoca a dissipação do calor e contaminantes sem a ação de forças exteriores ao sistema.
O damper é um exemplo. Ele funciona através do sistema de controle de saída e entrada de ar, que ocorre de acordo com a pressão do fluxo de ar, e é ideal para instalação em paredes e dutos.Outro exemplo é o domus. Instalado na parte superior de telhados industriais, funciona de forma semelhante a uma chaminé, dispersando ar quente, fuligem, vapor e outros contaminantes.
A Carlos Imóveis tem o imóvel que você precisa na qualidade que você merece. Confira!