Ao comprarmos um imóvel, reparamos em diversos atributos como localização, tamanho, garagem, e outras comodidades. Mas quase nunca nos preocupamos com a posição do apartamento em relação à quantidade de sol que o apartamento ou casa vai receber ao longo do dia.
Sim, pode parecer um detalhe, mas a iluminação natural é um elemento muito importante e afeta diretamente a nossa saúde e qualidade de vida, além da própria valorização do imóvel.
Mas como saber a posição solar de um imóvel?
Quantas horas cada ambiente vai receber a luz solar?
Nascente ou poente?
O sol nasce sempre ao leste e se põe a oeste. Ao visitar um imóvel, a dica é usar um aplicativo de bússola que, inclusive, vem nos próprios celulares. Com o leste e o oeste identificados, você vai descobrir se o apartamento é nascente ou poente.
Se a visita for feita pela manhã e os raios de sol estiverem entrando pelas janelas, significa que o apê é nascente e deve receber pelo menos 4 horas de luz solar por dia. Caso o sol entre à tarde nos ambientes, significa que o imóvel é poente – a desvantagem é quando os quartos recebem sol à tarde, pois podem ficar quentes demais na hora de dormir.
Se o apartamento é face norte, o sol vai bater mais intensamente e deve aparecer em alguns cômodos laterais pela manhã ou à tarde. O calor pode ser maior, mas a conta de energia elétrica tende a ser menor porque você aproveita muita luz natural. Já os imóveis de face sul costumam ser mais frescos e menos claros.
– Face norte: recebe mais insolação diária. Além de economizar na energia elétrica, é possível garantir conforto térmico.
– Face leste: recebe sol da manhã com raios solares menos intensos e calor ameno.
– Face oeste: recebe sol da tarde e tende a ser mais quente.
– Face sul: recebe menor quantidade de raios solares.
Mudanças na posição solar no inverno e no verão
Se a posição do sol durante o dia sofre alterações, dá para imaginar que as estações do ano também influenciam a luminosidade, certo? A posição solar no inverno e no verão pode mudar bastante dependendo do apê, por isso é importante observar o seu imóvel para tirar o melhor proveito da luz natural.
No verão, o sol costuma ficar mais a pino, projetando raios quase verticalmente ao prédio. Já no inverno, o sol faz uma trajetória inclinada em direção ao norte, em um ângulo de iluminação menor. É por essa razão que os apês de face norte costumam ser mais valorizados, uma vez que vão receber sol o ano inteiro.
Gostou dessa dica? Comente aqui embaixo e divulgue!
A Carlos Imóveis tem o imóvel que você precisa na qualidade que você merece. Confira!