O chuveiro não esquenta? Conheça as principais causas e soluções.

Nesta época do ano, o frio aumenta e as pessoas ficam muito mais tempo no banho quente. Mas, muitas vezes, acontece do chuveiro não esquentar o suficiente ou simplesmente não aquecer nada. E os motivos podem ser diversos: disjuntor desligado ou fraco, fiação incorreta, potência inadequada do chuveiro, pressão forte ou fraca da água, entre outras causas. 

Nesses casos, o que devemos fazer? Comprar um novo chuveiro? Chamar um eletricista?

Disjuntores desligados

Isso pode ocorrer por questões de segurança quando há uma carga excessiva na rede.
É importante verificar e ligar os disjuntores, se necessário.

Chave do chuveiro desligada ou trocada

Veja se a chave do chuveiro está na posição correta (inverno ou verão) para garantir seu funcionamento adequado. Às vezes, a chave pode estar trocada, então tente alterar as posições e verifique se o chuveiro esquenta corretamente.

Pressão de água x potência do chuveiro

A pressão de água muito forte pode atrapalhar o funcionamento de chuveiros com baixa potência. Nesse caso, é recomendado trocar o chuveiro por um modelo com maior potência para lidar com a vazão de água.

Resistência queimada

É uma das principais causas. Essa peça tem uma vida útil limitada, especialmente se o chuveiro é usado frequentemente em temperaturas elevadas. Felizmente, é possível substituir a resistência por conta própria e a um baixo custo.

Disjuntor fraco

Um chuveiro com potência superior à capacidade do disjuntor pode fazer com que ele desarme, interrompendo o aquecimento durante o banho. Nesse caso, é necessário trocar o disjuntor por um adequado à carga do chuveiro.

Inverno rigoroso

Em regiões com temperaturas muito baixas, a água pode demorar mais para esquentar, mesmo com um chuveiro funcionando corretamente. Considere a possibilidade de trocar para um chuveiro mais potente ou optar por um sistema de aquecimento a gás.

Como evitar problemas futuros?

É muito importante realizar manutenções periódicas na rede elétrica da casa, além de adotar banhos mais curtos e ajustar a temperatura de acordo com a estação, economizando energia e prolongando a vida útil do chuveiro. Se precisar, chame um profissional qualificado para sua segurança

Gostou dessa dica? Comente aqui embaixo e divulgue!

A Carlos Imóveis tem o imóvel que você precisa na qualidade que você merece. Confira!

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *