Quer saber as dicas para se destacar no mercado de logística de e-commerce? Confira!

1. Mantenha um controle rígido sobre o estoque

O comércio eletrônico está em constante operação, porque as lojas virtuais nunca fecham. Com isso, o processo de gerenciamento de estoque também deve funcionar de forma ininterrupta. Mesmo as pequenas empresas precisam conciliar o inventário físico com a disponibilidade de produtos no site.

2. Otimize o processo de logística reversa

Sem contato físico com o produto, é natural que o cliente exerça o seu direito de arrependimento e devolva um item que não atendeu às suas expectativas.

Por isso, é fundamental simplificar esse processo, desde a solicitação da devolução até o ressarcimento do valor pago. Além disso, os vendedores devem oferecer formas diversificadas de realizar a coleta do produto. Alguns exemplos de logística reversa:

  • Coleta no local de entrega
  • Logística reversa simultânea
  • Envio da mercadoria pelo serviço dos Correios


3. Diversifique os meios de entrega

A entrega expressa é um novo modelo que tem sido ampliado para oferecer a possibilidade de entrega no mesmo dia ou no dia seguinte. Para colocar esse serviço em prática, é preciso criar uma política que determina quais categorias de produtos e quais localidades podem ser atendidas.

4. Busque ferramentas para prever a demanda

O excedente de estoque representa capital parado, e a falta de mercadorias leva à perda de vendas. Como, então, a empresa pode solucionar esse cenário? A resposta tem a ver com a manutenção do equilíbrio entre o volume de compras e a disponibilidade de mercadorias.

5. Foque no atendimento ao cliente

Um cliente pode procurar a empresa por uma série de razões, tais como:

  • Consultar as formas de pagamento
  • Acompanhar o andamento da entrega
  • Solicitar a devolução ou troca do pedido
  • Questionar sobre a disponibilidade de produtos

Por isso, a qualidade na comunicação com o mercado representa um diferencial perante a concorrência e atua para coletar dados importantes sobre os interesses e o comportamento do consumidor.


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